Smoothie de mamão, manga e morango

Consciência RosaVida e SaúdeSmoothie de mamão, manga e morango

Smoothie de mamão, manga e morango

Aventurar-se na cozinha é muito mais do que misturar ingredientes e provocar reações químicas. Além de nutrir sua família, essas experiências vêm com bônus:

–Trazem à tona lembranças — pessoas que nos ensinaram “aquela” receita ou um truque especial para incrementar um prato;

– Reavivam histórias — contadas simbolicamente por meio de cadernos de receitas com páginas manchadas de margarina e chocolate;

– Estimulam a criatividade — que cozinheira curiosa nunca testou acrescentar um ingrediente por conta própria em uma receita que já era sucesso?

– Incentivam a sociabilidade — uma delícia apetitosa tem o notável poder de agregar as pessoas em torno de um momento feliz de degustação.

No momento escolho falar de lembranças… Aprendi a limpar morangos com a minha irmã, que é nutricionista. Sempre que limpo morangos, me lembro dela e de um verbo que ela me ensinou: “porcionar” (ou seja, separar em porções)… Basta lavar os morangos em água corrente, eliminando as partes machucadas, mas sem tirar os cabinhos. Em 1 litro de água, acrescentar 1 colher sopa de água sanitária. Deixar os morangos de molho nessa mistura por 15 minutos. Enxaguar bem em água corrente, tirar os cabinhos, exterminar mais alguma parte machucada que tiver sobrado, escorrer e utilizar. É possível porcioná-los e congelá-los em sacos plásticos bem fechados para que durem mais tempo. O único inconveniente é que, ao descongelar, o morango muda um pouco sua firmeza e textura. Por outro lado, esse morango congelado é excelente para fazer smoothies, pois já faz o papel do gelo.

A receita de hoje é um smoothie de mamão, manga e morango, que apelidei de “suco MMM”. São três ingredientes que casam muito bem e oferecem diversos benefícios à saúde. Ressalto apenas alguns: o mamão é cicatrizante e digestivo; a manga ajuda a melhorar a imunidade e reduzir o colesterol; e o morango protege o sistema nervoso e ajuda a evitar infecções. Muitas vantagens em um gole. Como se não bastasse ser todo esse pacotão de vitaminas A, B e C… sim, é uma bebida saborosíssima!Receita lucila2

–1/2 mamão papaia (ou 1 pedaço de mamão formosa)

– 1/4 manga madura

– 6 morangos frescos (ou congelados)

Colocar tudo no liquidificador e acrescentar água até cobrir. Se usar morangos frescos, acrescentar água gelada ou gelo. Se usar morangos congelados, pode usar água em temperatura ambiente. Bater tudo. Adoçar a gosto e beber, se possível, imediatamente. Rende dois copos grandes.

Lucila Lis