Sopa de legumes

Sopa de legumes

É interessante observar as características de pessoas agradáveis. Elas agregam valor a qualquer relacionamento. Sabem somar em vez de dividir. Pessoas agradáveis não se importam com o seu talento (ou a falta deles), o tamanho da sua conta bancária ou a sua p­­osição profissional. Elas simplesmente consideram que os outros são dignos de apreço e de honra, adotando uma postura permanentemente inclusiva.

São pessoas que, quando descobrem algo muito bom, não deixam você de fora; chamam-no para participar do dia a dia delas; convidam-no para um evento, mesmo sabendo que você não poderá comparecer; envolvem a alma naquilo que fazem, acarinham um amigo ferido, aconselham quem pede, encorajam os que necessitam de um empurrãozinho, elogiam sempre, pacificam situações tensas…

É o tipo de gente que move o mundo, que faz dele um lugar melhor para se viver. É por isso que gente agradável atrai amizades duradouras e fiéis: pois gente desse naipe sabe bem como honrar essas amizades (E, convenhamos, todo mundo em sã consciência gosta de se sentir valorizado e detesta ser excluído). Gente que inclui é gente que faz acontecer.

Assim é uma gentil moça que frequenta a minha igreja. Não tenho um contato muito intenso com ela, mas o suficiente para ter uma relação cordial. Comecei a notar que ela era uma pessoa inclusiva quando uma vez me chamou para um canto e disse, de maneira totalmente inesperada: “Olha, foi seu aniversário esses dias, né? Venha cá, quero lhe presentear com um batom”. Recentemente, em sua festa de 40 anos, antes de cortar o bolo, ela fez um lindo discurso exaltando uma amizade de duas décadas que mantinha com uma das convidadas (amizade que permaneceu firme, mesmo uma morando longe da outra). Essa gentil moça também valoriza suas raízes e fala com paixão contagiante sobre seu irmão compositor. É dona de uma linda voz e uma capacidade de abraçar o mundo.

Um belo dia, enquanto almoçávamos juntas, ela me apresentou uma deliciosa sopa de legumes, sopa essa que me remete à infância na roça, banho de chuva de verão e casa de vó. Prestativa que era, forneceu-me a receita que guardo até hoje com carinho no papel manuscrito e assinado por ela.

Preparei essa sopa e não me arrependi. Comfort food total em tempos em que comer tantos legumes assim de uma vez é para os privilegiados com tempo de descascá-los e tirar deles o melhor que a terra nos dá. Separe um tempinho para preparar essa sopa e fique por dentro de ao menos uma propriedade de cada um desses alimentos: a batata é fonte de potássio (evitando a fraqueza muscular) , a cenoura é rica em betacaroteno (faz bem à pele e à visão) , o chuchu é fonte de fibras (intestino funcionando bem), a abobrinha aumenta a sensação de saciedade (amiga das dietas), a batata salsa é fonte de manganês (diminui os sintomas de TPM), a cebola tem características anticoagulantes (afina o sangue). Essa sopa é praticamente uma farmácia natural! Pois é, quem gasta na feira economiza nos remédios. Bom apetite!
Sopa de legumes

 

– 1 kg de coxa e sobrecoxa de frango ou 1 kg de coxinha da asa

– 2 cebolassopa

– 3 dentes de alho

– 2 tomates

– 1 chuchu

– 2 cenouras

– 2 abobrinhas

– 8 batatas

– 2 batatas salsa (em algumas regiões a batata salsa é conhecida como mandioquinha ou batata baroa)

– 3 rolinhos de macarrão cabelo de anjo

 

Descascar e picar o chuchu, a cenoura, a abobrinha, a batata e a batata salsa. Reservar. Em uma panela de pressão grande, refogar a cebola, o alho e o tomate. Após dourar um pouco, acrescentar o frango. Quando o frango branquear, adicionar os legumes reservados. Por último, colocar 2 litros de água quente. Fechar a panela e, quando pegar pressão, contar meia hora. Desligar o fogo. Tirar a pressão, abrir a panela e colocar o macarrão. Ligar o fogo novamente, deixando o macarrão cozinhar por 3 minutos com a panela aberta. Servir.

Que tal compartilhar um pouco dessa sopa com um amigo ou amiga que você não vê há tempos? Re-inclua essa pessoa em seus planos. Sinta a vida e a amizade fluindo ao som de talheres tilintando na borda e no fundo de um belo prato de sopa fumegante.

 

Lucila Lis